A importância da embalagem no reconhecimento de marca (brand awarness)

Marcia Kuba Por Marcia Kuba
dez 20

Veja com este case da Art Contrast como a embalagem é uma ferramenta crucial no reconhecimento da marca e que é possível — mesmo com uma linha de produtos extensa —, manter a unidade de identidade visual.

A embalagem é o primeiro contato entre a marca e o shopper, exercendo grande influência no próximo passo deste consumidor, que pode ou não ser a decisão de compra. Por esse motivo, pensar de maneira estratégica na embalagem de qualquer produto é tão importante para empresas de todos os segmentos.

Caixas, garrafas, embrulhos e demais tipos de packaging não se limitam à função de acondicionar os produtos. Elas funcionam como uma potente ferramenta de brand awarness e têm o objetivo de atrair o público-alvo e fazê-lo reconhecer a marca. Utilizar esse instrumento de maneira estratégica é fundamental, portanto, para que a empresa seja bem-sucedida na tarefa de vender.

CONHEÇA O CASE FLASHLIMP

O CONTEXTO

A marca FlashLimp, da empresa Sunguider, atua vendendo acessórios para limpeza do lar e há mais de uma década é destaque no mercado. Oferece produtos que fazem parte do cotidiano das pessoas, como esponjas e panos.

Em 2016, uma nova fase na história da companhia foi iniciada, marcada pelo lançamento de produtos inovadores e inéditos no Brasil, entre eles, o Mop Giratório.

Nesse momento, com um número cada vez maior de produtos no portfólio, surgiu a necessidade de investir em uma embalagem que tivesse a capacidade de comunicar os atributos dos produtos — tais como inovação e praticidade — e reunir a família Flashlimp sob uma mesma identidade visual.

Essa missão ficou por conta da Art Contrast, que é especialista em desenvolver embalagens persuasivas.

O DESAFIO

Um de seus propósitos é conferir novos ares à limpeza cotidiana, tornando-a mais simples por meio do uso de produtos funcionais e belos, que não precisam ficar escondidos no armário de limpeza.

Outro grande desafio lançado neste projeto foi a adaptação da identidade visual — desenvolvida pela Art Contrast em 2016 —, sem descaracterizar a linha. Eram mais 100 SKUs, nos mais variados formatos: verticais, horizontais, redondos, pequenos, médios e grandes. Somado a isto, também era preciso manter a qualidade técnica na finalização dos diferentes materiais e substratos utilizados, tais como solapas em papel cartão duplex, caixas em micro-ondulado revestido, sacos plásticos flowpack etc.

O TRABALHO E O RESULTADO

A Art Contrast realizou um estudo amplo da concorrência, da categoria de limpeza e das necessidades do cliente final.

Para criar um efeito que garantisse uma aparência inovadora e tecnológica ao visual, definiu-se que a nova embalagem traria as cores verde e branco, além de um toque de cinza puxado para o prata.  Assim, foi possível estabelecer um território visual no ponto de venda, destacar-se diante da concorrência e entregar a promessa da faxina como algo descomplicado e alinhado ao ritmo de vida moderno.

A identidade visual criada é clean, dinâmica e de fácil identificação pelo shopper, independentemente do formato da embalagem. A paleta escolhida remete às noções de tecnologia e limpeza, assim como o pantone prata garante uma aparência mais premium, quando comparada a de outros produtos da categoria.

Outra demanda importante era a valorização do design moderno dos produtos em si. Por isso, a escolha da ilustração 3D hiper-realista em todas as embalagens, colocando em evidência os detalhes, enaltecendo o produto e tornando mais didática a sua utilização.

A nova apresentação visual da FlashLimp contribuiu para tornar o Mop Giratório um sucesso entre os consumidores, permitindo que a linha crescesse com dezenas de outros produtos lançados, além daqueles que terão seu lançamento nos próximos anos.

A Art Contrast tem experiência em desenvolver embalagens criativas, que fazem os produtos comercializados se destacarem nas gôndolas e serem bem recebidos pelo consumidor, estreitando o relacionamento entre o shopper e a marca. É assim que a agência realiza um trabalho de excelência, atingindo as expectativas do cliente e trazendo resultados positivos no longo prazo.

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