Aperol Spritz é um drink de sucesso absoluto na Europa e o número 1 na Itália. Nos últimos anos, ele se tornou um dos preferidos por formadores de opinião em todo o Brasil.
O público é cativo e está acostumado a tomá-lo em bares e festas que frequenta. Porém, o Grupo Campari percebeu que essa experiência poderia ser estendida, fazendo com que o consumidor pudesse prepará-lo em casa.
Aperol Spriz possui uma receita única e razoavelmente simples: em uma taça com bastante gelo, basta acrescentar 60 ml de Prosecco, 60 ml de Aperol e completar com água com gás.
O Grupo Campari precisava de um display de chão que deveria ser o ponto de conexão entre o canal on-trade, bares e baladas, e o canal off-trade, lojas de super e hipermercados. E o principal signo de reconhecimento da marca no canal on-trade era a taça do drink Aperol Spritz.
Além disto, a comunicação desse display deveria ensinar cada passo da receita de Aperol Spritz ao consumidor e fazer com que ele comprasse os três ingredientes principais: Prosecco, Aperol e água com gás.
O conceito visual do display se apoiou no signo mais icônico da marca, a taça do drink Aperol Spritz, e dentro dele todos os produtos necessários para prepará-lo. Deste modo, o público conseguiria fazer a associação direta do momento de consumo ao de compra no próprio ponto de venda.
Na testeira do display, iluminada por backlight, colocamos a receita completa da bebida. No interior da peça, posicionamos prateleiras feitas de acrílico laranja translúcido, para que pudessem ser colocados os três ingredientes principais, induzindo o consumidor comprá-los e a preparar Aperol Spritz em sua própria casa.
Os materiais e acabamentos do display foram cuidadosamente pensados, para que transmitissem toda a qualidade e sofisticação da marca, ganhando ainda iluminação externa e interna. A exposição dos produtos em ambos os lados permitiu que a peça funcionasse tanto encostada quanto ilhada em algum espaço da loja.
O display de chão Aperol Spritz se tornou um dos grandes finalistas do Prêmio Popai 2018 e venceu o 1º lugar, dando mais uma vez à Art Contrast o troféu de ouro, desta vez na categoria Projetos Especiais – Material de Promoção e Merchandising.