Em 2015, a Bohemia, tradicional marca de cervejas como Weiss, Confraria e Imperial, começou a desbravar o promissor segmento de cervejas especiais.
Nesta nova fase, nasceram três novas variantes com sabores completamente diferentes daqueles que a marca estava acostumada a trabalhar no mercado.
Denominada Sabores do Brasil, a linha trouxe as variantes Jabutipa, Bela Rosa e
Caa-Yari para dentro do portfólio. Apesar de levar a assinatura da Cervejaria Bohemia, reconhecida por sua tradição desde 1853, Sabores do Brasil chegou com um toque mais humanizado, brasileiro, alegre e artersanal.
Precisávamos criar um grande enxoval de peças de ponto de venda para os canais direto e indireto, que transmitissem o conceito do processo artesanal e o envolvimento humano, sem automatizações, desde a fabricação até a entrega das garrafas de cerveja nas lojas.
Antes de partir para a etapa de criação, fizemos um estudo de campo para descobrir as oportunidades e necessidades de lojistas tanto no varejo tradicional, nos super e hipermercados, quanto no canal on-trade, que envolve bares e restaurantes.
Todos os detalhes foram criteriosamente pensados de maneira integrada, como os elementos gráficos e signos visuais, os formatos das peças e o uso de materiais e acabamentos adequados.
A humanização ficou clara nas peças do enxoval, como o display-carrinho, passando uma ideia sutil de que as cervejas haviam acabado de chegar ao ponto de venda, direto da fábrica, por um funcionário da Cervejaria Bohemia.
Um outro modelo de display de chão trazia a rusticidade dos antigos engradados de bebida feitos de madeira. Nele, incluímos três níveis de prateleira e uma lousa no topo, para que o lojista escrevesse os nomes das cervejas e os preços à mão.
Com estes exemplos e mais de uma dezena de peças, este projeto tornou-se referência para campanhas de PDV de outras marcas de cervejas especiais da AmBev.